Botão R2 gatilho do DualShock / controle do PS4 quebrou – Como consertar


R2 do DualShock do PS4

Fala galera! Resolvi publicar aqui a forma que encontrei para resolver de vez o problema do botão R2 (gatilho) do dualshock4 que quebra porque, além de ter acontecido recentemente comigo, tenho percebido um grande número de pessoas com o mesmo problema.

Antes de começar, deixo um aviso: existem pares de R2 + L2 no mercado livre para vender por algo em torno de R$ 35,00. Como sou curioso e não estava afim de gastar meus trocados, abri o controle e coloquei a mão na massa!

Aviso 2: achei na internet um método alternativo à esse que irei descrever. Mas não me agradou o toque do botão. Este método é bem mais simples e rápido, apenas consta em retirar as duas molinhas (para não ficarem diferentes), tanto do R2 como do L2.

No método que utilizei é refeita a haste que segura o botão e a mola com metal, evitando que volte a quebrar.

Agora chega de papo furado e vamos ao que interessa!

Material Necessário

  • 1 dualshock4 com R2 avariado;
  • 1 chave phillips bem pequena;
  • 1 pedaço de metal (usei fio de cobre);
  • 1 lixa de unha;
  • 1 faca;
  • 1 furadeira;
  • 1 broca bem fina;
  • veda rosca ou fita isolante (se necessário);
  • paciência.

Primeiramente vamos abrir o controle. São 4 parafusos na parte traseira do DS4. Confesso que tive alguma dificuldade de achar uma chave phillips tão pequena para estes parafusos. Com o joystick aberto, retire com cuidado o botão R2. Cuidado para não perder a molinha que já deve estar quase solta pelo controle. Solte um cabo flat com cuidado. Isto facilitará o manuseio do controle.

Controle PS4 aberto

Aqui o controle depois de aberto, já com o R2 retirado do local.

R2 do controle PS4 quebrado

Veja exatamente o problema. Este pedacinho de plástico é onde vai a tal molinha e um dos lados que prende o botão ao controle. Sem ele e com a molinha solta, o botão simplesmente sai da posição e não funciona direito. Geralmente não volta depois de pressionado.

Botão R2 controle PS4 quebrado

Na foto acima, o botão L2, mostrando como é o encaixe do botão e onde vai presa a molinha.

Lixando botão R2 do controle do PS4

Agora com uma lixa de unha (sim, vale usar da esposa, mãe, irmã, etc.. Ou sua.. sem preconceitos 🙂
Lixe onde quebrou o pino. Geralmente fica alguma pontinha saliente, deixe o mais reto possível. Utilize uma faca também para ir lhe ajudando a retirar as rebarbas.

R2 depois de lixado

Depois de lixado, o botão deve ficar parecido com este acima.

Broca para furar R2

O próximo passo é furar o local que lixamos o suficiente para introduzirmos um pedaço de metal e o mesmo manter-se firme. Eu utilizei uma broca bem pequena. Cortesia das ferramentas de meu pai, porque aqui em casa eu não tenho nada dessas coisas úteis hehehe.

Furadeira botão R2 PS4

É.. meu pai tem um torno portátil também.. Nem eu sabia.. o cara tem uma oficina em casa praticamente. Bom, você pode também segurar com a outra mão o botão.. mas se for fazer isto, utilize aquelas furadeiras pequenas, portáteis. Essa furadeira que usamos pode fazer um belo estrago na mão.. Então é melhor não arriscar.

Neste parte tome muito cuidado para não rasgar o local onde você lixou. Introduza a broca com muito cuidado até o início do outro pino do outro lado do botão. Vá devagar e com calma.. Utilize a paciência neste momento.

Botão R2 depois de furado ps4

Depois de furado, o botão deverá ficar como mostra a foto acima.

Botão R2 ps4 furado quebrado

Aqui outra foto ilustrando melhor a estrutura do furo. Este ferro é apenas para mostrar o furo, não vamos utilizá-lo porque é muito fino.

Nesta etapa do procedimento, achamos que o furo poderia ir um pouco mais para deixar mais firme, e aconteceu o seguinte:

R2 furo atravessou controle ps4

Atravessei o pino com a broca hehehehe. Felizmente a broca era bem fina e o furo foi feito reto, ou seja, não prejudicou a estrutura circular do pino. Ufa! hehehe.

Botão R2 com pino metal consertado ps4

Aqui o botão com o metal definitivo. Utilizei um pedaço de fio de cobre (não sei dizer o tamanho nem o calibre do fio, é preciso medir na hora e ir lixando o que ficar demais). Agora é ir tentando encaixar no controle, lixando, tentando, até encaixar com sucesso!

Botão R2 no lugar controle encaixado conserto

Agora o gatilho encaixado, já com a mola. Mas o encaixe fica melhor quando feito primeiramente na outra parte do console e somente depois encaixado esta carcaça traseira.

Neste momento, ao encaixar o pino no controle, notei que o pino de cobre ficou mais fino do que o ideal para fixar no encaixe, foi aí que entrou a fita veda rosca (mas isolante também serve). Vá enroscando até que o encaixe fique firme.

Botão R2 fita veda rosca

Vejam que eu cobri bem o pino com fita (ficou bem mais grosso do que o fio original). Agora o encaixe ficou perfeito. Reparem nesta foto o local correto de encaixar o botão R2 juntamente com a molinha.

Agora é só vir com a carcaça traseira e encaixar. Não esqueça de prender o cabo flat antes de fechar o controle do PS4.

controle pronto ps4 r2

Controle DS4 devidamente encaixado. Recoloque os 4 parafusos no lugar.

botão R2 conserto gatilho ps4

Pronto. Joystick recuperado. Reparem o pedacinho de fita veda rosca. Botão funcionando normalmente, como novo.

Confiram o funcionamento dos dois botões e comparem. Ao usar não senti diferença do botão que está consertado para o original, por isso prefiro ter mais trabalho mas fazer algo com conforto.

Espero que tenham gostado do tutorial improvisado. Qualquer dúvida podem me perguntar aí nos comentários que responderei. Abraços e até mais!

Comentários

comentários

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates